Com a colaboração ativa de funcionários e membros da comunidade, a iniciativa promovida pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em apoio ao Rio Grande do Sul conseguiu reunir uma impressionante quantidade de 11,8 toneladas de doações. Todo esse material angariado será repassado à Força Aérea Brasileira (FAB) para ser enviado ao estado do sul do país.
Idealizada pela presidente do Tribunal, conselheira Yara Amazônia Lins, e executada pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), pela Corregedoria, e outros setores voluntários da instituição, a campanha teve início em 9 de maio.
“Agradeço e parabenizo a todos os envolvidos por essa bela campanha de arrecadação emergencial em apoio à população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Foi inspirador ver o engajamento dos funcionários, atuando como doadores e voluntários, e também da comunidade em geral, que escolheu o Tribunal como ponto de entrega para suas doações”, ressaltou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
Ao longo dos nove dias de duração, a campanha recebeu uma variedade de itens, desde cestas básicas, leite, sapatos, roupas e água até brinquedos, ração e acessórios como bolsas, toalhas e cobertores. As categorias mais doadas foram roupas, com mais de 14 mil unidades, e água mineral, com mais de 11 mil litros.
A mobilização dos funcionários do Tribunal incentivou outras organizações e membros da comunidade do Amazonas a contribuir. A empresa Samsung e a Associação dos Auditores Fiscais do Amazonas realizaram doações de alimentos e roupas, enquanto as contribuições do público em geral totalizaram mais de 22 mil itens, incluindo materiais de higiene, alimentos não perecíveis, roupas de cama, vestuário, brinquedos, acessórios e doações em dinheiro.
Nesta segunda-feira, 20, o TCE-AM, por meio do Diretor de Assistência Militar (Diam), Coronel Alysson Freitas, reuniu-se com o Comandante do 7º Comando Aéreo Regional (Comar) da FAB, Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, para coordenar a entrega das doações ao Rio Grande do Sul. Durante a reunião, foram estabelecidas as diretrizes para a entrega dos materiais, que está programada para ocorrer nesta quarta-feira, 22.