Delegado brasileiro Valdecy Urquiza é indicado para secretário-geral da Interpol

O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza foi indicado para assumir o cargo de secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com mandato até 2029. A eleição ocorreu nesta terça-feira (25) durante a reunião do comitê executivo da Interpol, e a indicação deverá ser confirmada em novembro pela assembleia geral da organização.

“Essa é a primeira vez, em cem anos de existência da Interpol, que a organização será liderada por um representante de um país em desenvolvimento”, destacou a Polícia Federal em nota.

A Interpol é uma organização intergovernamental com 196 países membros, responsável por coordenar redes de policiais e especialistas em diversas áreas de crimes. De acordo com a PF, a eleição de Urquiza destaca a prioridade do governo brasileiro no combate ao crime organizado transnacional.

Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o delegado pela eleição, enfatizando que é a primeira vez que um candidato de um país do Sul Global alcança essa posição na organização. “Sua indicação demonstra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal e a confiança em nosso país para essa missão crucial na manutenção da lei e no combate ao crime organizado no mundo”, afirmou Lula.

Atualmente, Urquiza é o diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e, desde 2021, ocupa o cargo de vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol. Anteriormente, atuou como diretor adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização entre 2018 e 2021.

Informações da Agência Brasil.