No Rio Grande do Sul, mais de 253.830 residências e estabelecimentos comerciais enfrentam cortes no fornecimento de energia elétrica, conforme relatório de infraestrutura divulgado pelo governo estadual nesta quarta-feira (15). Esse total inclui 126,8 mil clientes da distribuidora Equatorial Energia (CEEE Equatorial) e 127 mil da Rio Grande Energia (RGE).
O boletim indica que 136.382 clientes estão sem acesso a água tratada fornecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), devido às intensas chuvas desde o final de abril. Para assistência em casos de falta de água, o WhatsApp disponibilizado é o (51) 99704-6644.
Quanto aos serviços de telefonia e internet, ainda há problemas em seis municípios atendidos pela Vivo, além de outros dois municípios sem serviços da Claro.
Por outro lado, o boletim mais recente da Defesa Civil estadual, emitido às 9h desta quarta-feira, destaca que mais de 614 mil pessoas permanecem fora de suas residências, com 76.580 alojadas em abrigos e outras 538.245 desalojadas.
Os números revelam um cenário preocupante, com 149 mortes confirmadas, 108 pessoas desaparecidas e 806 feridas. As enchentes e enxurradas afetaram 446 municípios do estado, impactando diretamente ou indiretamente 2.124.553 moradores, o que representa 19,51% da população total do estado, estimada em 10,88 milhões de habitantes.