O Governo do Amazonas está empenhado em revitalizar e expandir as instalações do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, um ponto de referência para atendimento de alta complexidade no Estado. Com um investimento de aproximadamente R$ 3,1 milhões, além das melhorias planejadas, serão adicionados 50 novos leitos à estrutura. Essas intervenções, lideradas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), estão sendo conduzidas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
Nayara Maksoud, secretária da SES-AM, destaca que o projeto visa modernizar e expandir a infraestrutura da unidade, visando aprimorar ainda mais a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população amazonense.
Com mais de 13 anos sem uma reforma de grande escala, a atual gestão busca melhorar os serviços disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede estadual, conforme as orientações do governador Wilson Lima.
Silvio Romano, secretário-executivo da SES-AM, destaca as principais intervenções em curso, como a inauguração do novo laboratório de análises clínicas, a criação de 20 novas salas para procedimentos e prescrições, além da reforma do piso do térreo e do centro cirúrgico.
As obras abrangem diversas melhorias, incluindo substituição de portas e protetores de parede, instalação de películas de controle solar e serviços de manutenção em diversas áreas. Com a conclusão do projeto, prevista para julho deste ano, espera-se aumentar a capacidade de atendimento e garantir mais segurança e conforto aos pacientes e profissionais do HPS 28 de Agosto.
Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, enfatiza o compromisso com a revitalização, ressaltando a previsão de entrega da parte civil da obra até julho. Paralelamente, a SES-AM está equipando e realizando as adaptações necessárias para o novo laboratório, enquanto o espaço do antigo laboratório será convertido em novos leitos.