Nesta quinta-feira (25), o Instituto de Proteção ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM) e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam) enviaram uma notificação ao Amazonas Futebol Clube, solicitando esclarecimentos sobre os preços dos ingressos para o próximo jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, que acontecerá no próximo mês na Arena da Amazônia.
Na terça-feira, o clube amazonense anunciou o início das vendas online através das redes sociais, com valores variando de R$ 150 (meia) a R$ 1.500 (inteira), dependendo do setor escolhido.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, e o presidente da CDC-Aleam, deputado Mário César Fillho, explicaram que a notificação tem o objetivo de obter esclarecimentos sobre a formação dos preços dos ingressos já em comercialização, bem como sobre a disponibilidade de assentos para pessoas com deficiência e acompanhantes, além de questões relacionadas à publicidade sobre a permissão de entrada de alimentos e garrafas de água, entre outros critérios estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
A notificação foi entregue na sede do clube nesta quinta-feira, e o prazo para resposta é de 10 dias.
Jalil Fraxe destacou que, após a análise das informações fornecidas, o Instituto tomará as medidas cabíveis para garantir os direitos dos consumidores. “Estamos atentos e vigilantes para garantir que os torcedores tenham seus direitos protegidos e para evitar práticas abusivas. Nossa missão é orientar e garantir que as relações de consumo sejam justas”, afirmou.
O deputado Mário César Filho, presidente da CDC-Aleam, reforçou a importância de coibir preços abusivos que ferem o princípio do acesso democrático ao esporte. “Não podemos aceitar que os torcedores sejam explorados com preços exorbitantes. Estamos vigilantes e faremos valer os direitos dos cidadãos com rigor”, concluiu.