A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), está intensificando a fiscalização das embarcações rumo ao Festival Folclórico de Parintins, de 24 de junho a 3 de julho, na Operação Parintins 2024. Postos de fiscalização foram instalados em Manaus, Itacoatiara e Parintins, incluindo o estratégico posto “Chapa Quente”, próximo ao Encontro das Águas. Nas primeiras 24 horas, 24 embarcações foram fiscalizadas, transportando mais de 2 mil pessoas, e três foram notificadas.
A Operação Parintins, realizada anualmente pela CFAOC sob o Comando do 9º Distrito Naval, visa garantir a segurança da navegação e a proteção da vida humana nas águas interiores, considerando o grande número de visitantes que se deslocam pelos rios durante o festival.
A Marinha opera 24 horas por dia em postos de fiscalização em Manaus, Itacoatiara e Parintins, para impedir que embarcações irregulares sigam viagem e coloquem em risco a vida dos passageiros. Mais de 500 militares estão envolvidos na operação.
Nos pontos de fiscalização, os inspetores navais verificam se as embarcações possuem o “Passe”, se a lotação está dentro dos limites seguros, se há equipamentos de salvatagem para todos os passageiros e se a habilitação dos tripulantes está regular.
A população pode denunciar irregularidades ou emergências à Capitania pelo número 185 e pelo Disque-Denúncia (92) 99302-5040.
Com informações da Marinha do Brasil.