A Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi agraciada com o prestigioso “Selo de Ouro” do programa EMS Angels Awards nesta sexta-feira (21). Este reconhecimento internacional destaca a excelência no atendimento móvel de emergência a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A avaliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi realizada durante os primeiros quatro meses de 2024, baseando-se em cinco critérios específicos de atendimento a pacientes de AVC em sua área de atuação.
Sete serviços de saúde brasileiros participaram da competição pelo selo, que é patrocinado pela Boehringer Ingelheim. Esta premiação ocorre três vezes ao ano e tem o objetivo de reconhecer mundialmente equipes e profissionais que se dedicam a aprimorar a qualidade dos cuidados aos pacientes com AVC.
Os critérios avaliados pelo programa para a performance do Samu Manaus no atendimento a pacientes de AVC incluíram: tempo médio no local do atendimento; percentual de pré-notificação ao hospital; percentual de pacientes encaminhados a hospitais especializados em AVC; percentual de casos em que os detalhes da medicação foram comunicados; e percentual de pacientes com a hora do último avistamento conhecida registrada.
Durante o período analisado, o Samu Manaus respondeu a 317 chamados relacionados a AVC, sendo 310 atendimentos na capital, cinco em Itacoatiara, um em Presidente Figueiredo e um em Rio Preto da Eva.
Informações fornecidas pela assessoria.