Iniciativas e Debates na Assembleia Legislativa do Amazonas: Programas de Esporte, Segurança e Educação

Destaques e Discussões sobre Projetos e Programas Estaduais

Foto: Danilo Mello

Ontem (3/4), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os legisladores abordaram diversos temas de interesse para os cidadãos do Estado. Um dos assuntos discutidos foi o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (+Pelci), uma iniciativa do Governo do Amazonas.

O deputado João Luiz (Republicanos), em sua fala, destacou o lançamento de mais um projeto esportivo gerenciado pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel), que faz parte do +Pelci, desta vez na modalidade de futevôlei. O evento ocorreu no Centro Desportivo da Compensa (CDC) na última terça-feira (2/4).

Ele ressaltou que o +Pelci está transformando o cenário esportivo no Amazonas, mencionando a inauguração de novos polos em municípios como Tapauá, Parintins e Tefé, que se somam aos polos já existentes em Fonte Boa, Codajás, Envira e Humaitá. “Estamos direcionando emendas parlamentares para adquirir equipamentos esportivos e revitalizar espaços, a fim de proporcionar treinamento em diversas modalidades esportivas para os jovens, fortalecendo o esporte no Amazonas”, concluiu.

Contagem regressiva

Durante seu discurso, o deputado Comandante Dan (Podemos) continuou a contagem regressiva para o dia 21 de abril, data em que tradicionalmente o governo estadual anuncia o pagamento da data-base dos profissionais da segurança pública.

Ele destacou a Lei nº 3.725 de 2012, que estabelece o dia 21 de abril como a data-base. O deputado pediu um anúncio especial durante uma Sessão Especial marcada para a próxima quinta-feira (4/4), em comemoração aos 187 anos da Polícia Militar do Amazonas.

A data-base é o período em que ocorre a revisão ou reajuste salarial dos servidores públicos. O deputado enfatizou que os profissionais de educação e saúde receberam a data-base no ano anterior, enquanto os profissionais de segurança pública não foram contemplados.

Gastos Públicos

O deputado Wilker Barreto (Mobiliza) criticou a Prefeitura de Manaus em seu pronunciamento, considerando um desrespeito aos profissionais da educação e saúde o aumento nos subsídios que não acompanham os índices da inflação.

“Quem não administra os gastos acaba prejudicando os servidores públicos e deteriorando os serviços públicos. Como podemos valorizar os servidores públicos ao prejudicar a população?”, questionou.

Ele também destacou os graves problemas enfrentados por Manaus, como o alto número de casos de tuberculose e o aumento dos casos de infecção por HIV entre os jovens.

Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia, uma iniciativa do Governo Federal de incentivo financeiro-educacional para promover a permanência de estudantes matriculados no ensino médio público, foi elogiado pelo deputado Sinésio Campos (PT) em seu discurso na Casa Legislativa.

“Este programa proporcionará um incentivo financeiro aos alunos do ensino médio do Amazonas, na forma de poupança, com o objetivo principal de reduzir a evasão escolar e diminuir as desigualdades sociais”, afirmou.

Ele explicou que o programa prevê um incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano letivo, que só podem ser retirados da poupança após a conclusão do ensino médio.