Na próxima terça-feira (9), a partir das 9h, ocorrerá uma Sessão Especial no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, onde serão examinadas as contas relativas à gestão do governador Wilson Lima referentes ao ano de 2022. O evento terá lugar no auditório do Tribunal.
A apresentação do processo de contas do governador ficará a cargo do conselheiro Mario de Mello, que atua como relator, e será seguida pela avaliação dos demais integrantes do colegiado do Tribunal.
De acordo com o orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Governo Estadual dispôs de um orçamento de R$24 bilhões para o ano fiscal de 2022. A fim de validar e explicar os gastos efetuados com esse orçamento, é necessário que o governador apresente uma série de documentos, incluindo relatórios gerenciais, demonstrativos financeiros e balancetes.
Os documentos entregues ao TCE-AM passam por uma análise detalhada pelo conselheiro responsável e, posteriormente, são levados à deliberação do plenário. Dependendo dos resultados da análise, que podem indicar conformidade ou não, o Tribunal poderá sugerir à Aleam a aprovação ou reprovação das contas apresentadas pelo gestor público.