O Governo do Amazonas intensifica ações que combinam geração de emprego, transição energética e diversificação da economia. Na última terça-feira (30), o vice-governador Tadeu de Souza, como conselheiro, participou da 314ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) por videoconferência. A reunião aprovou 26 projetos industriais que somarão R$ 1,73 bilhão em investimentos e gerarão 1.028 novos postos de trabalho no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Destaque para a BYD:
Um dos projetos de destaque é da gigante chinesa BYD, que investirá na fabricação de baterias para ônibus elétricos. A iniciativa, já aprovada no Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) em 25 de abril, recebeu a chancela do CAS e garantiu os incentivos fiscais estaduais e federais para sua execução.
Fruto de Missão à China:
A chegada da BYD ao parque fabril da Zona Franca de Manaus (ZFM) é resultado da articulação do governador Wilson Lima durante missão à China em janeiro deste ano, com o objetivo de ampliar o investimento asiático na indústria local.
Fortalecimento da Economia:
Tadeu de Souza ressaltou que a liberação de investimentos que geram novos empregos é um claro sinal do fortalecimento da economia do Amazonas. “Os projetos aprovados demonstram que o Polo Industrial de Manaus, após cinco décadas de implantação, ainda mantém sua capacidade de adaptabilidade, de receber novos projetos e contribuir com a agenda nacional de descarbonização e de transição energética”, afirmou o vice-governador após a análise e aprovação dos projetos.
Política Industrial Robusta:
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, também presente na reunião, enfatizou que os projetos aprovados consolidam uma política industrial focada na geração de mais empregos para a população, em sintonia com a estratégia nacional de promover a economia verde.