Caso receba uma mensagem por e-mail alegando ser da Receita Federal que aponte irregularidades na sua declaração e exija correções urgentes até o dia 5 de abril, esteja alerta, pois é uma fraude. A Receita Federal alertou nesta quinta-feira (4) sobre a circulação de um e-mail fraudulento que solicita a regularização de dados.
Os criminosos frequentemente se aproveitam do período de declaração do Imposto de Renda, que se estende até 31 de maio, para aplicar golpes, ameaçando com multas que começam em R$ 165,74 e podem alcançar até 20% do valor do imposto devido. Há três semanas, foi identificado um aplicativo falso em circulação, parte das estratégias de cibercriminosos.
Os e-mails fraudulentos podem parecer convincentes, utilizando o nome da Receita Federal e incluindo termos como “IRPF” e “contribuinte”, além de referências a leis federais e ao Código Civil, para simular legitimidade. Comumente, os títulos desses e-mails usam palavras como “urgente” ou “malha fina” para atrair a atenção da vítima e induzi-la a clicar em links maliciosos ou baixar arquivos que podem instalar malwares no dispositivo, comprometendo a segurança e o desempenho do mesmo.
A Receita Federal esclarece que não utiliza e-mails ou mensagens de texto para solicitar correções em declarações ou para enviar links e arquivos executáveis. Em caso de dúvidas sobre a situação fiscal, os contribuintes devem acessar diretamente o portal e-CAC da Receita Federal, utilizando login e senha do sistema gov.br.
Para verificar possíveis pendências com o fisco, após acessar o “Meu Imposto de Renda” no portal, o contribuinte pode identificar o status da sua declaração. Se estiver em “pendência de malha”, será necessário corrigir os erros através de uma declaração retificadora, sem prazo determinado para envio, mas essencial para sair da malha fina e garantir o direito à restituição, se for o caso.
A Receita Federal aconselha os contribuintes a serem cautelosos com e-mails e mensagens suspeitas, evitando clicar em links ou baixar arquivos de origens desconhecidas. Para prevenir riscos, é recomendado manter programas antivírus atualizados e utilizar dispositivos pessoais e seguros para acessar informações financeiras e realizar a declaração do Imposto de Renda.
Evite também buscar programas ou acessar sites através de motores de busca, pois sites fraudulentos podem aparecer nos resultados. A recomendação é digitar a URL diretamente no navegador, garantindo que você está acessando o site oficial e seguro.