Durante o Festival dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, previsto para os dias 28, 29 e 30 de junho, espera-se que cerca de 230 mil pessoas visitem Parintins, conforme estimativa do Governo do Amazonas. Para garantir a segurança dos visitantes, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está divulgando os pontos de atendimento médico na cidade, incluindo equipes e ambulâncias disponibilizadas pela SES-AM e pela Prefeitura.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, próximo ao Bumbódromo, Parintins dispõe de duas Unidades Básicas de Saúde, Waldir Viana e Irmão Francesco Galianni, que oferecem serviços médicos e odontológicos de urgência, tratamento de pacientes críticos, curativos, aferição de pressão, teste de glicemia, inalação, dispensação de medicamentos, vacinação, entre outros.
Durante o festival, a SES-AM montará dois ambulatórios dentro do Bumbódromo, providos com 10 leitos clínicos, quatro de suporte avançado, duas ambulâncias e uma equipe multiprofissional para atendimento de urgências e emergências.
Os hospitais regionais Dr. Jofre Matos Cohen, no bairro Santa Clara, e Padre Colombo, em São José Operário, são as unidades de referência em Parintins para casos de alta complexidade. O Jofre Cohen, administrado pela Prefeitura, cuidará de casos clínicos e de trauma, enquanto o Padre Colombo, sob gestão do Governo do Estado, oferecerá atendimento em clínica geral e obstetrícia, ambos com suporte reforçado por equipes da SES-AM.
Além dos serviços básicos, o Hospital Jofre Cohen realiza exames de imagem, mamografia, Raio-X, eletrocardiograma e ultrassonografia. Este ano, a SES-AM também planeja disponibilizar ecocardiogramas no Hospital Padre Colombo conforme necessidade.
Rita Almeida, secretária executiva adjunta de Regionalização, enfatiza que cada ambulatório contará com cinco leitos, incluindo dois de suporte avançado com equipamentos completos de UTI. Em casos de emergências complexas, o Complexo Regulador na ilha estará pronto para facilitar a transferência aérea de pacientes para Manaus.
Essas medidas visam garantir que os visitantes do festival tenham acesso a cuidados médicos eficientes e de qualidade durante sua estadia em Parintins.