O Estado marca presença na terceira edição do Feirão de Imóveis, expondo as vantagens do Programa Amazonas Meu Lar em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM). O evento, que começou nesta sexta-feira (31) e vai até domingo (2), das 10h às 22h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus, é uma oportunidade para conhecer as opções disponíveis.
O Programa Amazonas Meu Lar, que faz parte das iniciativas de habitação e regularização fundiária do estado, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect). Seu objetivo é oferecer 24 mil soluções habitacionais e regularizar 33 mil imóveis.
Atuando em conjunto com o programa federal Minha Casa, Minha Vida, o Amazonas Meu Lar representa um investimento estimado de R$ 4,7 bilhões, provenientes de recursos estaduais e dos fundos de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de Arrendamento Residencial (FAR).
Marcellus Campêlo, secretário da UGPE, destaca a importância da colaboração com o mercado imobiliário e a construção civil para o sucesso do programa. Ele enfatiza que as construtoras participam ativamente, contribuindo para diversas linhas de atendimento, como o Subsídio Entrada do Meu Lar/FGTS, além de construírem unidades habitacionais da linha FAR, incluindo projetos de Retrofit, que adaptam prédios desocupados em moradias.
A presença do Governo do Estado em eventos como este é fundamental para estreitar laços com a população e esclarecer dúvidas sobre os serviços oferecidos. Jivago Castro, diretor-presidente da Suhab, ressalta a importância dessa interação, destacando que cinco dos seis projetos habitacionais aprovados pelo Minha Casa Minha Vida já estão em fase final de licitação.
Fausto Santos Júnior, secretário de Desenvolvimento Urbano, destaca a parceria entre o governo e as construtoras participantes do Subsídio Entrada Meu Lar, enfatizando que essa colaboração impulsiona o mercado imobiliário ao eliminar um dos principais obstáculos para a compra de imóveis: o valor da entrada.
O stand do Governo do Amazonas apresenta uma maquete do modelo residencial do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), juntamente com material informativo sobre o Programa Amazonas Meu Lar.
Hélio Alexandre, vice-presidente da Ademi-AM, ressalta o retorno do evento após sua pausa devido à pandemia, destacando o aquecimento do mercado imobiliário com mais de 5 mil unidades residenciais disponíveis, oferecendo preços e descontos especiais.