O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) solicitou a intervenção do Exército na distribuição de doações às vítimas das enchentes em Eldorado do Sul, após uma operação realizada no sábado (25) revelar desvios de donativos por integrantes da Defesa Civil municipal.
Impacto das Enchentes em Eldorado do Sul
Eldorado do Sul, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, foi severamente afetada pelas enchentes que têm atingido o estado desde o final de abril. De seus 39.556 habitantes, aproximadamente 32 mil foram obrigados a evacuar a área rapidamente, e a totalidade da zona urbana foi submersa pela água.
Investigações de Desvios
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRS cumpriu nove mandados de busca e apreensão contra três agentes públicos, dois dos quais são pré-candidatos nas próximas eleições municipais. As investigações indicam que os donativos estavam sendo desviados para favorecer eleitores potenciais dos suspeitos.
Apreensões e Medidas
De acordo com o MPRS, os mandados foram executados nas residências dos suspeitos, na prefeitura e em depósitos na cidade, resultando na apreensão de celulares, documentos, dinheiro e outros itens. Posteriormente, o procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, autorizou a reunião entre o MPRS, a prefeitura e o Exército. Com urgência, decidiu-se que os militares assumiriam a responsabilidade pelo recebimento, controle e distribuição dos donativos.
Objetivo da Intervenção
A medida visa garantir que a população não fique desprovida de suprimentos essenciais durante o período de investigação do MPRS, assegurando que a ajuda humanitária chegue de forma eficaz e transparente às vítimas das enchentes.